Translate

2.12.12

http://www.camara.sp.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13118:dia-da-consciencia-negra-e-comemorado-com-manifestacoes-e-shows&catid=37:eventos&Itemid=94



DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA É COMEMORADO COM ATOS E SHOWSPDFImprimirE-mail
O Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, será comemorado com manifestações, shows e palestras por toda a cidade. A data lembra o assassinato, em 1695, de Zumbi dos Palmares, responsável por liderar movimentos de resistência à escravidão.
 Para lembrar a data e conscientizar a população sobre os preconceitos e a violência que os negros ainda enfrentam, o Fórum de Hip Hop Municipal promoverá nesta terça-feira, a partir das 10h, uma marcha pela Avenida Paulista. "Queremos discutir o genocídio da juventude negra. Diariamente vemos jovens negros e pobres sendo assassinados sem motivo. Precisamos alertar a população sobre o problema", disse André Luiz, conhecido como rapper Pirata, integrante do Fórum.
 Para ele, a celebração da data é fundamental para acabar com o preconceito. "Se olharmos os nossos feriados, este é o único em que lembramos um herói que não veio das elites", afirmou.
 A marcha também terá a participação do grupo Geledés/Instituto da Mulher Negra. “A data é uma conquista dos movimentos negros e reflete a nossa luta por igualdade e respeito”, afirmou a 1ª secretária da entidade, Suelaine Carneiro. “É necessário que a sociedade reflita sobre a necessidade de políticas públicas de inclusão, valorização e direitos da população negra”, acrescentou.
 A Faculdade Zumbi dos Palmares também preparou uma série de atividades para relembrar a data. Nesta terça-feira, a partir das 9h30, a instituição abrirá as portas para a população participar do I Seminário Internacional do Observatório da População Negra e Universidades Historicamente Negras Norte-Americanas. 
 O reitor da faculdade, José Vicente, também é presidente do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior. A instituição e a Câmara Municipal de São Paulo assinaram, neste ano, um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de discutir a igualdade racial.
 DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRAO Dia Nacional da Consciência Negra foi definido como data oficial no calendário do país a partir de 2003, quando a Lei nº 10.639 foi sancionada. O texto também tornou obrigatório o ensino de história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional aos alunos de todas as escolas do país.
 De acordo com o Censo Demográfico de 2010 realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil conta com uma população de quase 191 milhões de habitantes, dos quais cerca de 15 milhões se declaram como pretos e outros 82 milhões como pardos.

Nenhum comentário: